Seguidores

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Lenda das Amendoeiras em Flor

 


 

 Lenda das Amendoeiras em Flor

Há muitos séculos, quando ainda Portugal não existia, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei árabe Ibn-Almundim. Um rei que nunca tinha conhecido uma derrota.

Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu uma bela jovem de olhos azuis e cabelos e pele clara. Era Gilda, a Princesa do Norte.

Impressionado com a rapariga, o rei mouro deu-lhe a liberdade. Aos poucos foi conquistando a sua confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher.

Foram muito felizes mas a agora rainha, à medida que os anos passavam, ficava cada vez mais triste e melancólica… Um tempo mais tarde, o rei conseguiu finalmente que Gilda lhe confessasse o motivo da sua tristeza. A bela Princesa do Norte sentia saudades de ver os campos da sua terra natal cobertos de neve. Já não podia olhar para aquele branco sem fim e isso deixava-a triste.

Receoso por perder a amada, o rei teve uma ideia: ordenou para que em todo o Algarve se plantassem amendoeiras. Desta forma, quando abrissem em flor, pareceria que tinha nevado.

Na primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo. Ao ver as flores brancas das amendoeiras, a princesa começou a sentir-se melhor e a recuperar forças. Aquela visão indiscritível das flores brancas davam-lhe a ilusão da neve e as saudades de Gilda desapareceram.

O rei e a princesa viveram felizes para sempre, esperando todas as primaveras, pelo belíssimo espetáculo das amendoeiras em flor.

Retirado da Internet 

 


Sem comentários: