Seguidores

domingo, 4 de abril de 2021

Páscoa

 

 Páscoa

Apesar da absorção e mistura de comemorações a nível mundial, há tradições que se mantêm intactas até hoje.

Em Portugal, a Páscoa é uma das datas mais queridas para a população e isso deve-se ao facto de ser um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a 9.ª posição da lista em 2018.

São inúmeras as tradições que ainda hoje podemos encontrar de Norte a Sul do país. O folar, a cruz, as procissões, o compasso, o cordeiro, os doces e as iguarias, são exemplos.

De região para região, os costumes variam. Vamos conhecer alguns?

 


 

 BRAGA

Na Semana Santa, Braga ganha vida com uma das maiores celebrações da cidade e recebe milhares de visitantes todos os anos.

A cidade enche-se de motivos alusivos à quadra, incenso, altares, flores, luzes e faixas roxas, e celebra a Páscoa através de diferentes iniciativas, das quais se destaca a Procissão da Burrinha - onde a imagem de Nossa Senhora é transportada por uma burrinha -, a procissão de Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos, o Domingo de Ramos – composto pela missa, bênção e procissão de ramos –, a famosa Procissão do Senhor “Ecce Homo” ou dos “Fogaréus” – que personifica os penitentes e evoca o julgamento de Cristo – e o Compasso Pascal.

Para além das celebrações religiosas, a cidade oferece inúmeros eventos socioculturais, como concertos e exposições

 Retirado da Internet