Seguidores

sábado, 10 de julho de 2021

Lenda do Galo de Barcelos

 

 


 

             Lenda do Galo de Barcelos  

A lenda do Galo de Barcelos é talvez uma das lendas de Portugal mais conhecidas. Reza a lenda que os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, cujo responsável ainda não tinha sido descoberto. Até que um certo dia, um peregrino galego apareceu na cidade e tornou-se suspeito.

Apesar de jurar inocência, dizendo que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, as autoridades resolveram prendê-lo.

O peregrino foi preso e condenado à forca. Como última vontade, pediu que o levassem até ao juiz que o tinha condenado. Quando chegaram à residência do magistrado, o juiz estava a deliciar-se com alguns amigos com um grande banquete.

O peregrino voltou a afirmar a sua inocência e suplicou para não ser enforcado. Perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa, e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”.

Gargalhadas e risos não se fizeram esperar, mas pelo sim e pelo não, ninguém comeu o galo. Até que o que parecia impossível aconteceu. Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo ergueu-se na mesa e cantou! Afinal, o homem estava mesmo inocente!

O juiz correu para a forca e quando lá chegou, ficou atónito com o que viu. O galego estava vivo, com uma corda lassa à volta do pescoço. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz. Anos mais tarde voltou a Barcelos e ergueu o Monumento do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a Santiago Maior.