Seguidores

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

LENDAS - TRADIÇÕES E COSTUMES DE PORTUGAL

 

 

Portugal é um país extremamente rico em estórias e mitos antigos que inspiram costumes e superstições. São às centenas as lendas portuguesas, contos, ditos e crenças populares que fazem da nossa cultura tão rica e interessante. De lobisomens a fadas, bruxas a sereias, fantasmas e almas-penadas a milagres de santos, não há criatura que o nosso folclore não inclua, à exceção, talvez, de vampiros.

Mas não só de terror se tratam as lendas portuguesas. Muitas revelam terras e gentes de coragem, histórias de vingança, amores impossíveis e amores perfeitos. Conheça, ou relembre, algumas lendas portuguesas.

Fonte: A Bruxa vol.1 por J.E. Baker 1892.


 

 


 Lenda da Lagoa do Negro



Esta lenda conta a história de como a Lagoa do Negro, na ilha Terceira, apareceu. Conta-se que, há séculos, existia uma família nobre na Terceira, com escravos negros. A única filha do patriarca era submissa e receava o pai, e aceitou sem questionar um casamento imposto. A moça, presa num casamento por conveniência do pai, apaixonou-se por um escravo, que também a amava.
Um dia, uma aia que seguia a morgada para todo o lado, escutou os apaixonados a falar do seu amor, e foi contar ao seu amo. Este, vexado e enraivecido, ordenou que se prendesse o escravo.
O homem, ao ouvir cães de caça e cavalos ao longe, percebeu que o buscavam e pôs-se em fuga. Fugiu pelos montes e vales, até não mais conseguir correr, e deixou-se cair em desespero. Diz a lenda que o escravo começou a chorar tanto e com tanta tristeza, que as suas lágrimas fizeram nascer uma lagoa à sua frente. Assustado e encurralado, ouvindo os cavalos cada vez mais próximos, correu colina acima e atirou-se para a lagoa, onde morreu afogado.

Fonte: A Bruxa vol.1 por J.E. Baker 1892.