Seguidores

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Manjerico

 

 Manjerico

 

 


Por pedro_figi

Outra tradição que não pode faltar nos santos populares é o manjerico. Mas sabe porque é que o manjerico é a planta oficial desta época do ano? Também é conhecido como a “erva dos namorados” porque, de acordo com a tradição, os rapazes davam um pequeno vaso de barro com um manjerico às namoradas, por altura do Santo António, o Santo casamenteiro.

Naquela época, oferecer um manjerico significava um compromisso tão forte como um pedido de casamento. A namorada, ao receber o manjerico, devia tratar da planta durante um ano até o manjerico ser substituído no dia de Santo António do ano seguinte.

Esta planta é na verdade uma erva aromática que cresce na primavera e, por essa razão, por altura do Santo António, tem já o tamanho ideal para se tirar da terra e colocar em vasos. O que acontece é que o manjerico é uma planta muito sensível e necessita de grandes cuidados. Há muita gente que acredita até que não se pode cheirar diretamente o manjerico, mas quem domina a botânica diz que isso é um mito e que os manjericos duram pouco tempo de qualquer maneira.

 

 

Hoje em dia, o vaso de manjerico não está completo se não tiver um cravo feito em papel e uma pequena bandeira com uma quadra popular quase sempre alusiva ao amor. Os jovens apaixonados pedem uma ajuda aos três Santos para encontrarem um amor para toda a vida, ou pelo menos para o festivo mês de junho.

O manjerico comprado
Não é melhor que o que dão.
Põe o manjerico ao lado
E dá-me o teu coração.

No dia de Santo António
Todos riem sem razão.
Em São João e São Pedro
Como é que todos rirão?

Manjerico que te deram,
Amor que te querem dar…
Recebeste o manjerico.
O amor fica a esperar.

Quadras ao Gosto Popular, Fernando Pessoa

 https://www.escapadarural.pt