Seguidores

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Tradições dos Santos Populares

 

Junho é um mês importante para os portugueses: começa o verão, os dias são maiores, as noites são mais quentes, e a alegria dos santos populares invade Portugal. Um pouco por todo o país, mas com especificidades próprias de cada região, as ruas são decoradas com flores, balões e luzes. A música popular preenche cada esquina, convidando para o bailarico até o maior pé de chumbo do mundo. Não falta o assador à porta de casa, emanando o cheiro das sardinhas assadas na brasa, com o caldo verde e o vinho tinto a acompanhar.

Não é preciso muito para montar o arraial. Basta alegria e boa disposição e uma ajudinha do São Pedro para que a chuva não arruine a festa. Há várias tradições associadas às celebrações do Santo António, São João e São Pedro, mas será que conhece a sua origem e o porquê de existirem? Deixamos-lhe aqui algumas das mais conhecidas tradições que fazem dos santos populares uma das maiores festas de Portugal.

 Sardinha






A sardinha assada na brasa é um prato tradicional da cozinha portuguesa que se pode comer todo o ano, mas ganha outro sabor durante os santos populares. Durante o mês de junho não pode faltar uma “sardinhada” em cada casa. A abundância deste peixe na costa portuguesa e a grande tradição piscatória explicam a forte presença da sardinha à mesa dos portugueses.

A melhor forma de confecionar as sardinhas é prepará-las de véspera e temperá-las com sal grosso, colocá-las num grelhador duplo por cima das brasas, sem chama, em lume brando, normalmente acompanhadas com pimento assado também na brasa e batata cozida. Dizem os especialistas na arte da sardinha que devem ser saboreadas em cima de uma fatia grossa de pão que absorve a sua gordura natural.

 https://www.escapadarural.pt/

 

 

Sem comentários: