Seguidores

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Lenda da Costureirinha

 

 


Lenda da Costureirinha

 


Diz-se que no início do século XX havia no Baixo Alentejo uma costureira que trabalhava muito, incluindo ao Domingo. Por isso, por não respeitar o dia sagrado segundo a tradição católica, Deus castigou-a e fez com que andasse a vaguear no mundo dos vivos, depois da sua morte.
Outra versão é que esta costureira tinha feito uma promessa a S. Francisco, em vida, e nunca a cumpriu até morrer. Assim, deveria redimir-se, passando um período de errância, antes de subir aos céus. O motivo não se sabe, mas o que se sabe é que a costureirinha se tornou alma-penada e vagueava entre os vivos, invisível.
No silêncio da noite, ouvia-se a costureirinha a coser, e muitos ouviam a máquina a trabalhar, a tesoura a cortar, o dedal a cair. No entanto, esta assombração não assustava os alentejanos, pois a costureirinha era familiar. E agora, será que ainda se sente?

Se estas lendas têm o seu quê de verdade, não sabemos, e talvez nunca venhamos a saber. Algumas destas e muitas outras lendas portuguesas deram nome a cidades, a vilas, e até originaram rituais. Agora, resta-nos esperar que os que ainda as conhecem, as continuem a contar e a passar de geração em geração.

 Fonte: A Bruxa vol.1 por J.E. Baker 1892.

 

Sem comentários: