Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Poetas da Nossa Terra

O Poeta



Trabalha agora na importação
     e exportação. Importa
metáforas, exporta alegorias.
     Podia ser um trabalhador
     por conta própria,
um desses que preenche
     cadernos de folha azul com
     números
de deve e haver. De facto, o que
     deve são palavras; e o que tem
é esse vazio de frases que lhe
     acontece quando se encosta
ao vidro, no inverno, e a chuva cai
     do outro lado. Então, pensa
que poderia importar o sol
     e exportar as nuvens.
     Poderia ser
um trabalhador do tempo. Mas,
     de certo modo, a sua
prática confunde-se com a de um
     escultor do movimento. Fere,
com a pedra do instante, o que 
     passa a caminho
     da eternidade;
suspende o gesto que sonha o céu;
     e fixa, na dureza da noite,
o bater de asas, o azul, a sábia
     interrupção da morte.

Nuno Júdice

8 comentários:

Sonhadora disse...

Meu amigo

Passando para deixar um beijinho e ler este belo poema, que adorei.

Beijinho
Sonhadora

Solange disse...

muito bom entrar aqui..
poemas de primeira linha..
parabéns!

bjs.Sol

Cata- Vento disse...

Um algarvio, mago da palavra, que me encanta em todas as estações do ano. Este poema é lindíssimo e reli-o por duas vezes de tanto que gosto desta linguagem encantatória.
Excelente escolha. Mais uma!
Beijinhos

Bem-hajas!

Paula Raposo disse...

Lindíssimo!!! Beijos.

Mara disse...

Boa tarde, meu querido!
Que poema bonito!
Deixo pra ti:

"A vida de um poeta é como uma flauta na qual Deus entoa sempre melodias novas e cheias de esperanças."

Tagore

Aplausos aos poetas que são os professores de nossas esperanças."

Beijo e o meu carinho.
Mara

Albertina Granja disse...

Mais um Poeta Algarvio aqui apresentado neste Blog....
Gosto muito de Nuno Júdice e de tudo o que escreve.
Este poema é lindo...
Parabén Andrade, pela escolha.

tulipa disse...

OLÁ

e, eu diria:
POETAS DO MUNDO.

Venho agradecer a visita e as palavras simpáticas.

De todas as EFEMÉRIDES de hoje, resolvi fazer um post sobre OCTÁVIO PAZ - ESCRITOR MEXICANO; no seguimento da minha curta estadia no México, li sobre este escritor e gostei.
Junto-lhe 3 fotos de minha autoria e está como gosto.

Beijos.

Teresinha Oliveira disse...

Conheci o Nuno aqui mesmo, na Internet, e logo me apaixonei por ele. Tenho um poema dele no meu blog, numa postagem antiga.
Um poema que adoro é "Tempo Livre".
"A tarde limpa os beiços com esse guardanapo de flores, que é o teu vestido de domingo..."